Thursday, October 05, 2006

O Fim de uma era

E o Festival do Rio termina oficialmente em poucas horas. Não é nada, não é nada, não é nada, mas é a primeira vez que não compareço. Ele que já teve tantos nomes, começou como Mostra Banco Nacional, onde em sua primeira edição, eu consegui no sufoco ver uma sessão extra de "Sexo, Mentiras e Videotapes", do novato Steven Soderbergh, com James Spader (que nem sonhava em ser Alan Shore) . É praticamente impossível eu citar alguns filmes que vi nessas encarnações todas sem ignorar alguém que mereça nota. Só para citar alguns: "Corpos em movimento (Bodies, Rest & Motion); Confiança (Trust), do Hal Hartley, O Banquete de Casamento e Tempestade de Gelo, do Ang Lee; Sedução (Belle Epoque), de Fernando Trueba; Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodovar; O Balconista (Clerks) e Procura-se Amy (Chasing Amy), de Kevin Smith; O Filho da Noiva; entre outros tantos. Já tive alegrias, frustrações, aborrecimentos, amores, festas...todo tipo de recordações. Já fui como cinéfilo, já fui a trabalho.
No sábado que antecedia ao Festival eu recebia o encarte com a assinatura do jornal e fazia o mapa, que era como eu chamava a grade com os filmes que eu iria ver. Uma maratona. Não costumo contar, mas teve um ano que vi bem mais de 50 filmes. Esse ano, mesmo longe o encarte chegou com a assinatura do mesmo jornal. Joguei num canto e até hoje confesso que nem olhei. Domingo passado fui parar no centro do furacão, no centro nervoso do Festival, mas não vi filme nenhum. Não me fez falta, estou numa fase de ver e falar com pessoas.
Não posso dizer que não vi filmes do Festival. Assisti a quilômetros de distância a algumas produções exibidas lá, como Crônica de Uma Fuga, Amigas Com Dinheiro e Dália Negra, que tinha visto horas antes de ser exibido no Festival de Veneza e muito antes do Festival começar. Poderia ter visto também O Balconista 2 e Volver (Esse guardo para ver com uma influência Almodovariana. Nada mais justo. Tenho certeza que o próprio enfant terrible do cinema espanhol aprovaria minha decisão), mas não quis. Em breve, ainda vejo Little Miss Sunshine. A verdade é que não me fez falta. Tem quem fique chocado quando houve essas minhas declarações, mas fazer o que? Acho que escrevo isso apenas para registrar o fim de uma era.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home